Reduzir, reciclar, reutilizar – os 3Rs fazem parte das condutas gerais de um mundo globalizado, no qual a consciência ecológica se torna obrigatória principalmente em se tratando de instituições públicas. Na maior universidade da América Latina, a Universidade de São Paulo, este não é um tema ignorado. A Agência USP de Inovação criou em 1994 o “USP Recicla – da pedagogia à tecnologia”, um programa permanente desenvolvido em seus sete campi nas cidades de: São Paulo, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Lorena, Ribeirão Preto e São Carlos.

Em 2000, a Comissão Interna do Programa USP Recicla na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia desta universidade (FMVZ-USP), a Comissão FMVZ Recicla, implantou este ideal na faculdade.

Desde 2009, a Comissão passou a ser denominada Vet Recicla e pela Portaria número 52/2008 passou a ser constituída por um docente (coordenador), funcionários técnicos de alguns departamentos, funcionários da zeladoria e médico veterinário do Hospital Veterinário (HOVET), além de alunos indicados pelo Centro Acadêmico e pela Atlética, e também por participação de bolsistas e estagiários em Projetos.

Hoje, mudanças ocorreram na denominação e passou a ser Comissão de Gestão de Resíduos da FMVZ-USP, que visa aplicar no dia-a-dia o princípio dos 3Rs, em ações simples do cotidiano, como descartar uma lata de refrigerante no local correto, à ações institucionais, como redução do uso de papel branco e de descartáveis na FMVZ, bem como com os resíduos perigosos do Hospital e Laboratórios, entre outros.